Histórico do Evento

As últimas pesquisas sobre o Ensino-aprendizagem da Matemática apontam que o ensino da matemática no País e também no estado de Goiás não vai bem, tanto no ensino fundamental e médio, como também no ensino superior. São vários os fatores que contribuem para o fracasso no processo Ensino-aprendizagem da Matemática, como: professores não-qualificados; técnicas de ensino-aprendizagem defasadas; cursos de licenciatura que não estão preparando bem os futuros professores para atuarem no ensino fundamental e médio; falta de uma política de formação continuada; falta de uma política salarial condizente com a função de magistério.

Com o objetivo de sanar alguns problemas no ensino-aprendizagem da matemática é que um grupo de educadores matemáticos organizou o I Encontro Nacional de Educação Matemática (I ENEM) na cidade de São Paulo, em 1987; já em 1988 foi realizado o II ENEM em Maringá, PR, neste encontro foi criada a Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM); o III ENEM foi realizado em Natal, RN, em 1990; o IV ENEM ocorreu em Blumenau, SC, em 1992; o V ENEM em Aracajú, SE, em 1995; o VI ENEM na cidade de São Leopoldo, RS, em 1998; o VII ENEM, no Rio de Janeiro, RJ, em 2001; o VIII ENEM aconteceu em Recife, PE; o IX ENEM em Belo Horizonte, MG, em 2007; O X ENEM que foi realizado em Salvador, BA, em 2010 e, finalmente o XI ENEM foi realizado em Curitiba, PR, no ano de 2013.

A SBEM conta hoje com 12 grupos de pesquisa em Educação Matemática: Educação Matemática nas séries iniciais (GT-1); Educação Matemática nas séries finais do ensino fundamental e médio (GT-2 e GT-3); Educação Matemática no ensino superior (GT-4); História da matemática e Cultura (GT-5); Educação Matemática: novas tecnologias e educação à distância (GT-6); Formação de professores que ensinam matemática (GT-7); Avaliação em Educação Matemática (GT-8); Processos cognitivos e linguísticos em Educação Matemática (GT-9); Modelagem matemática (GT-10); Filosofia da Educação Matemática (GT-11) e Ensino de probabilidade e estatística (GT-12).

Em Goiás, no ano de 2001 foi criada a Sociedade Brasileira de Educação Matemática Regional Goiás (SBEM-GO) com o objetivo de contribuir com a melhoria no ensino–aprendizagem da matemática. A SBEM-GO tem participado de ações concretas visando a qualidade de ensino em Matemática. A SBEM-GO tem apoiado e participado das jornadas de educação matemática promovidas pelo LEMAT/IME/UFG. No ano de 2001 concomitantemente com a X Jornada de Educação Matemática também foi realizado o I Encontro Goiano de Educação Matemática (I  EnGEM).

A SBEM-GO também apoiou e participou de Encontros de Educação Matemática promovidos por unidades da Universidade Estadual de Goiás (UEG), situadas na Cidade de Goiás e em Anápolis. Participa também das jornadas de ciências exatas da Universidade Católica de Goiás (Jorcex - UCG).

Em 2006 e 2007, a SBEM/GO realizou ciclos de oficinas para discutir metodologias de Ensino de alguns conteúdos do ensino fundamental e médio.

A SBEM-GO também realizou o I, II, III e o IV Fórum das Licenciaturas em Matemática do Estado de Goiás e está no processo de organização da quinta edição do Fórum que também se realizará em 2017.

No ano de 2009 foi realizado no IFG campus Goiânia, o II EnGEM (II Encontro Goiano de Educação Matemática). Contando com a participação de mais de 200 participantes, o evento congregou professores, estudantes e pesquisadores do Centro-oeste e de outros estados brasileiros em três dias dedicados ao debate sobre a educação matemática.

O III EnGEM foi realizado no ano de 2011 na Unidade universitária Iporá da UEG. O evento contou com a participação de mais 300 inscritos provenientes das diversas regiões do estado de Goiás, dos estados da região centro-oeste, do Rio de Janeiro, São Paulo e Bahia. Tivemos durante o encontro uma série de palestras e a apresentação de mais de 50 trabalhos nas seguintes categorias: minicursos, oficinas, comunicações científicas e relatos de experiência.

O IV EnGEM aconteceu no de 2013 na unidade universitária de Quirinópolis da UEG. O evento contou com mais de 350 participantes inscritos provenientes das diversas regiões do estado de Goiás e de outros estados do Brasil. Com relação aos trabalhos, tivemos a submissão e/ou apresentação de 15 pôsteres, 15 relatos de experiência e 23 comunicações científicas. Além disso, tivemos a presença ilustre do prof. Dr. Ole Skovsmose como conferencista principal do evento.

O V EnGEM foi realizado na cidade de Goiânia, no Instituto Federal de Goiás. Contou com a participação de 350 inscritos e 64 trabalhos apresentados, subdivididos nas modalidades, Comunicação Científica, Pôster e Relato de Experiência. Contamos com palestras importantes como a da profª Dra. Nilza Bertoni e do Prof. Dr. Roger Miarka, além de professores do próprio estado de Goiás.

Atualmente em Goiás, a comunidade de educação matemática vem crescendo paulatinamente; a UFG criou o mestrado de educação em ciências e matemática e conta com o núcleo de educação Matemática (NuEM); as demais IES do estado vem nos últimos anos contribuído para esse processo de consolidação.

Portanto, é fundamental a realização de eventos como o Encontro Goiano de Educação Matemática (EnGEM), como um espaço privilegiado de discussões sobre o Ensino-aprendizagem da matemática.

Acessos: 473