UM BREVE HISTÓRICO

A SBEM-GO foi criada no ano de 2001 e teve como sua primeira diretora a professora Zaíra da Cunha Melo Varizo.

A meta da sociedade é integrar os educadores matemáticos do estado de Goiás, tendo em vista a melhoria não só do ensino-aprendizagem da matemática no ensino básico, mas, também, a formação inicial e continuada dos profissionais da educação matemática.

Sabemos da importância de compartilhar nossas experiências de ensino e pesquisa para o nosso desenvolvimento profissional. A troca das mesmas, a colaboração e a discussão entre os professores, de seus saberes desenvolvidos no contato direto da sala de aula e o confronto com teorias são fundamentais, não só para gerar práticas de ensino mais significativas, bem como para que o professor acredite no seu potencial, contribuindo para a sua emancipação profissional e consolidação da profissão docente.

A SBEM-GO vem desenvolvendo ações para atingir essa meta de integração. No I EDIPE de Goiás (30/11/2003 a 2/12/2003), reunimos no grupo de trabalho de educação matemática (GT-5) mais de trinta educadores matemáticos. Na ocasião, foram apresentados e discutidos dez trabalhos entre monografias, dissertações de mestrado e pesquisa. Em novembro de 2003 foi realizado juntamente com a 10ª Jornada de Educação Matemática do IME/UFG, o I Encontro Goiano de Educação Matemática (I EGEM). Em junho de 2005, realizamos várias oficinas de matemática para professores do ensino fundamental.

A SBEM-GO tem apoiado as jornadas de educação matemática promovidas pelo LEMAT/IME/UFG e também a participação em encontros de educação matemática promovidos pela Universidade Estadual de Goiás- UEG (Na Cidade de Goiás e em Anápolis). Em novembro de 2007, a SBEM-GO realizou o II Fórum da Licenciatura em Matemática do estado de Goiás, com o tema “Desafios da implementação da reforma curricular da licenciatura em Goiás”.

O núcleo da SBEM-GO na cidade de Goiás foi criado com o objetivo de ampliar as discussões sobre o processo de ensino – aprendizagem da matemática com os profissionais da área no estado. Portanto, temos mantido contato com educadores matemáticos para a criação de núcleos em outras cidades do estado.

 A SBEM-GO também produziu cinco boletins informativos e pretende criar também boletins eletrônicos. Em outubro de 2009, foi realizado no CEFET/GO - em Goiânia - o II Encontro Goiano de Educação Matemática (II EnGEM).